sexta-feira, 30 de julho de 2010

Mini-laboratório do Sebrae visita propriedades da região e verifica a qualidade do leite produzido

16/07/2009

Mini-laboratório do Sebrae visita propriedades da região e verifica a qualidade do leite produzido
Um leite de melhor qualidade. É o que buscam os produtores rurais de Jacareí. Para isso, eles contam com a ajuda de um laboratório móvel, que testa o que é produzido pelas vacas.
O produtor rural, Brás José dos Prado, dedicou quarenta anos da vida à criação de animais em sua pequena propriedade em Jacareí. Nove vacas produzem 80 litros de leite por dia e tudo é vendido para a cooperativa de Jambeiro. Mesmo com tanta experiência, seu Brás fez cursos de qualificação no Sebrae e descobriu que a ração que ele usava para o gado estava errada. Substituiu a molhada pela seca e já percebeu a mudança na produção. “Aumentou mais o leite e o gado alimentou mais também”, disse seu Brás.
Jacareí tem 179 produtores de leite. Parte deles se reuniu para organizar melhor as propriedades e conseguir uma produtividade maior. Técnicos dos Sebrae estão visitando esses sítios e fazendo uma análise do que precisa evoluir. Como a disposição do pasto e a compra de materiais. “A gente sabe que o produtor para adquirir uma ração ele paga o preço de um, mas quando está em grupo ele consegue barganhar e consegue que o preço caia, pois ele está negociando em conjunto”, explicou a gestora do Sebrae, Tatiane Candeo.
Uma novidade que chegou em Jacareí, foi o teste da qualidade do leite. Um mini-laboratório como esse vem a propriedade para analisar os componentes do produto. Em apenas quarenta minutos, o produtor fica sabendo se o leite que produz é bom ou não.



O médico veterinário faz a análise da densidade, de gordura e da acidez do leite. As amostras são encaminhadas para um instituto em Piracicaba, que envia um relatório detalhado. “Melhorando a qualidade do leite e do rebanho, você melhorar a produtividade e diminuir custos, melhorando o leite você melhora o preço também”, disse o veterinário, Marcos José Girotto.
As vacas do seu Brás foram testadas e toda a preparação não foi em vão. O leite que elas produzem é dos bons. “Isso é muito bom, porque a gente tem certeza daquilo que a gente está mexendo, a produção do leite e tem certeza de que é uma coisa boa”, disse o produtor.
Os proprietários rurais que desejam fazer esse teste do leite devem se cadastrar e participar dos cursos do Sebrae. O leite em algumas propriedades de Paraibuna já foi avaliado. O teste realizado detectou que o produto deve ser melhorado.

http://www.vnews.com.br/noticia.php?id=53402

Nenhum comentário:

Postar um comentário