sexta-feira, 30 de julho de 2010

Natividade da Serra investe em novas oportunidades econômicas no meio rural

10 a 14 de agosto de 2009

A prefeitura de Natividade da Serra, município da CATI Regional Pindamonhangaba, realizou a 1.ª Rodada do Agronegócio e a Feira da Agricultura Familiar. Os eventos tiveram o apoio da CATI e Sebrae e aconteceram na Praça de Esportes do centro da cidade. Durante o evento, houve o lançamento da mascote de Natividade da Serra, a Tilápia e o encerramento da Rota Gastronômica do Cambuci. Estiveram representados outros municípios do Vale do Paraíba, como Redenção da Serra e Paraibuna, do Litoral Norte (Caraguatatuba) e da Grande São Paulo, com Paranapiacaba, Rio Grande da Serra e Salesópolis.
Natividade da Serra teve sua economia baseada na agropecuária, mas em função do represamento do Rio Paraibuna na década de 1970, ficou estagnada. Hoje vem investindo em novas opções, como piscicultura em tanque-rede, turismo rural e ecoturismo, grandes oportunidades de incrementar a atividade econômica municipal, gerando renda e emprego, sobretudo no meio rural e, principalmente, para a população ribeirinha do reservatório.
Nos três dias de festividades houve apresentação de bandas e show regionais, além de barracas que ofereceram pratos típicos com tilápia, cambuci, palmito juçara, queijo de leite de búfala e cachaça artesanal. Além disso, exposição e venda de artesanato rural feito com o aproveitamento da matéria-prima de produtos locais.
Empreendedorismo foi o tema da palestra promovida pelo Sebrae e o Plano Plurianual Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, que está sendo elaborado pela comunidade, por meio de processo participativo e integrado, que foi o tema da Casa da Agricultura. O Senar expôs os produtos e serviços resultantes dos cursos e programas de capacitação e formação de mão-de-obra do Sindicato Rural de Taubaté. Além das instituições municipais e estaduais, a comissão organizadora contou com a participação da Associação Comunitária do Bairro da Vargem Grande, Aquanar:- Aquicultores Associados de Natividade da Serra e Região; Associação de Artesanato das Mulheres de Fibra; Associação dos Criadores de Búfalos; Associação Comunitária Morada da Serra; Associação Comunitária do Bairro da Marmelada; Associação Comunitária de Natividade da Serra e Associação Comunitária da Vila São Benedito.
Natividade da Serra – História e atrativos
Atualmente com aproximadamente 7 mil habitantes, Natividade da Serra passou por mudanças de comarca, de nome e de categoria, até ser demolida e dar lugar à represa. Chegou à categoria de município em 1864, mas o nome Natividade da Serra só foi confirmado em 30 de novembro de 1944. A cidade foi inundada pelas águas represadas dos rios Paraibuna, Lourenço Velho, Rio do Peixe e Paraitinga, e foi reconstruída em outro local, sendo inaugurada no dia 13 de agosto de 1973.
A represa se tornou a maior atração turística, com opções de esportes náuticos e pesca. A construção da represa encheu os dois rios e provocou a divisão nas terras: de um lado ficou parte da cidade, construída na década de 1970, e para chegar o melhor caminho é ir pela Rodovia Oswaldo Cruz, passando antes por Redenção da Serra; a outra parte do município é acessada também pela Oswaldo Cruz, com entrada após São Luiz do Paraitinga ou, também, pela Rodovia dos Tamoios.

O acesso às comunidades mais distantes é feito pela travessia da represa numa pequena balsa onde se chega aos bairros das Palmeiras, Pouso Alto e Vargem Grande, próximos à divisa do Parque Estadual da Serra do Mar. Em Vargem Grande há uma pequena infra-estrutura com mercadinho, bares, padaria e restaurante caseiro. Nas áreas rurais de Natividade e Paraibuna, encontra-se cambuci (campomanesia phaea), fruta natural da Serra do Mar. É utilizada in natura ou em forma de xarope e polpa, podendo ser misturada com pinga dando um saber especial à bebida. Aos poucos os moradores foram se interessando pela fruta, passando a cuidar das árvores nativas e até plantando outras. Hoje, são preparados sucos, sorvetes, refrescos, caldas e doces com a fruta, cuja colheita acontece entre março e maio. Desde 2005, a fruta passou a ser objeto de pesquisa.
O município de Natividade da Serra foi escolhido, ainda, para ser sede do Núcleo de Criadores de Búfalos do Alto Vale do Paraíba, que abrange os municípios localizados entre as serras do Mar e da Bocaina. Os vários produtores da região criam cerca de 700 animais e formam o Núcleo, facilitando a troca de informações e o intercâmbio de experiências. Um laticínio local recebe o leite produzido nas redondezas e fabrica vários tipos de queijo.

http://www.cati.sp.gov.br/Cati/_produtos/cationline/107/col107.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário