sexta-feira, 30 de julho de 2010

União e organização aumentam lucro de produtores de leite em Paraibuna

Aumentar a produção com qualidade. Essa é a meta dos produtores de leite de Paraibuna. Para isso, eles fizeram uma parceria com o Sebrae.
Gabriel Freitas, 18 anos, ia servir o Exército, mas mudou de idéia depois da proposta do pai. "Meu pai falou: 'por que você não mexe com seu gado? Vai ser melhor pra você, não sei o quê...' Daí meu pai me deu uma novilha, minha avó gostou da ideia, deu outra", conta.
Agora ele cuida do rebanho dele e da família. A produção chega a 120 litros de leite por dia.
Foi assim que se formou a cooperativa de leite de Paraibuna. O pai que se uniu ao filho, aos parentes, amigos, vizinhos... Hoje, essa corrente tem 60 produtores que juntos passaram a ganhar mais. Toda a produção é vendida para uma única empresa de laticínios.


"A gente começou com mil litros de leite. Com 18 meses que a gente está trabalhando a gente está com quatro mil, por volta de cinco mil litros de leite", diz o presidente da cooperativa de leite, Renato Pazzini
Em 2008, os produtores ganhavam R$0,72 pelo litro do leite. Este ano passaram a ganhar R$0,81.
Segundo o Centro de Estudos Avançados de Economia Aplicada, Esalq-USP, no ano passado, os produtores de Paraibuna ganhavam 11% a menos que o mercado regional.
Agora, organizados, o valor da produção chegou a 10% mais que o praticado em todo Vale do Paraíba. O próximo passo agora é cuidar da qualidade do produto.
Em parceria com o Sebrae, eles se renderam à tecnologia. O leite é testado e na hora sai o resultado sobre a qualidade do produto.
"Nós orientamos o produtor dentro da propriedade, na hora, visando baixar o custo e melhoria da qualidade do produto final do leite", explica o veterinário Rafael Lopes.
"O que a gente vê no Brasil, é que hoje as grandes empresas estão pagando por qualidade. Eles podem ganhar de 15% a 20% a mais", diz Tatiana Candeo, conselheira do Sebrae.
Gabriel já pensa em novos investimentos, está certo agora de que vai fazer carreira na profissão que o pai ensinou. "Quero melhorar muito isso aqui, né? Agora quero comprar mais vaca, investir mais. Meu destino vai ser viver entre o gado", diz.


http://www.vnews.com.br/noticia.php?id=61074&id2=2

Nenhum comentário:

Postar um comentário