sexta-feira, 30 de julho de 2010

Vaca Móvel faz análise de leite em propriedade de Jacareí

Em visita nesta quinta-feira (16) a uma propriedade de Jacareí, a Vaca Móvel, um laboratório itinerante trazido ao município esta semana, fez a análise do leite e o resultado já foi conhecido por todos em alguns minutos. A avaliação foi de um leite de ótima qualidade.
Vaca Móvel analisa leite em propriedade de Jacareí
Após a análise, os produtores rurais participaram de uma palestra sobre o funcionamento do laboratório itinerante do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que trouxe a Vaca Móvel a Jacareí como parte do trabalho de orientação e capacitação aos produtores de leite que vem sendo desenvolvido pela parceria firmada entre a Prefeitura de Jacareí, Sebrae, Sindicato Rural de Jacareí e a CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral).
O produtor Braz José do Prado ficou feliz com a rapidez do resultado: é ótimo esse laboratório porque a gente já sabe na hora. O produtor ainda elogiou o projeto da Prefeitura de Jacareí em ajudar os produtores de leite a melhorarem a propriedade e a qualidade do leite. Esse projeto tem dado certo e ajudado muito como o auxílio na preparação da terra, destacou Prado que tem experiência de mais de 40 anos com gado leiteiro.
Vaca Móvel - A Vaca Móvel é um laboratório itinerante desenvolvido pelo Instituto Biosistêmico (IBS) que possibilita a realização de análises de qualidade e composição nutricional do leite. Com a visita técnica os resultados são dados ao produtor na hora da análise, contendo as características físico-químicas, temperatura, acidez, densidade e os elementos que podem alterar a qualidade do leite. Os produtores que recebem o laboratório ainda contam com orientações sobre as medidas que devem ser adotadas para solucionar os problemas identificados. Esse laboratório só atende os produtores em campo pois com a análise nós já identificamos onde o produtor pode melhorar a qualidade do leite, destacou o médico veterinário do Sebrae, Marcos José Girotto. O leite do Sr. Braz está de ótima qualidade, ressaltou Girotto.
Após a visita técnica será feita uma oficina de Orçamento Participativo com esses produtores para ver as reais necessidades do grupo. Esta é mais uma etapa do trabalho que vem sendo desenvolvido entre a prefeitura e o Sebrae.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Emerson Goulart, este trabalho que vem sendo realizado com os produtores de Jacareí tem sido muito importante para a pecuária no município. A prefeitura tem realizado os cursos e oferecido consultorias para que os nossos produtores tenham oportunidade de agregar novos conhecimentos para desenvolverem ainda mais a produção já realizada por eles, além de ajudar na fomentação da nossa economia gerando mais trabalho e renda, explicou Emerson Goulart.
De acordo com o Sebrae, este é um projeto inovador que visita as propriedades para monitorar a cadeia produtiva do leite ajudando a aumentar produção, melhorar a qualidade do leite e a gestão da propriedade. A idéia é apresentar a Vaca Móvel na Fapija a partir desta quinta-feira (16) das 14h às 20h.
Mais informações - Os produtores rurais que precisarem de orientação podem procurar a Diretoria de Agricultura e Abastecimento que fica na Praça Raul Chaves, 82 Centro ou pelos telefones: 39516259 / 39519911.


Extraído de: Prefeitura de Jacareí - 16 de Julho de 2009
Autor: Renata Veneziani

Nenhum comentário:

Postar um comentário